Terça-feira, 07 de Julho de 2020
Eventos e Cursos

Com formato inédito, Qualificaves debate sobre a laringotraqueíte
Santa Maria de Jetibá, ES, 26 de Junho de 2020 - Realizando um grande encontro virtual, a AVES, em parceria com a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi), promoveu, no último dia 17 de junho, o segundo módulo do Programa Anual de Capacitação de Avicultores (Qualificaves) de Postura Comercial. Apresentado por meio de uma videoconferência, o evento debateu a laringotraqueíte sob diversos aspectos.



Contando com a participação de mais 40 avicultores e responsáveis técnicos que atuam no setor de postura comercial, o encontro teve como palestrantes o consultor e fundador da Avian Health International, LLC, Guillermo Zavala, e o gerente técnico nacional da MSD Saúde Animal, Jorge Augusto do Amaral Werlich. A programação on-line foi coordenada pelo diretor-executivo da AVES, Nélio Hand, com o apoio de sua equipe.

Abrindo as apresentações, Zavala trouxe algumas atualizações sobre a laringotraqueíte no cenário mundial, destacando os números de casos e os impactos na produtividade que essa enfermidade vem trazendo em países da América Latina, seja na área de postura comercial ou no frango de corte.



"É muito importante considerar a infraestrutura, equipamentos, sistemas de produção, não somente pensar em biosseguridade e vacinas, mas pensar de que maneira a estrutura favorece os problemas sanitários e como combatê-los e, assim, identificar como melhorar sua biosseguridade e como utilizar o melhor esquema de vacinação", enfatizou Zavala, que é mestre em medicina aviária e doutor em microbiologia médica.

Na sequência, foi a vez do gerente técnico nacional da MSD Saúde Animal, Jorge Augusto do Amaral Werlich, que apresentou um histórico do uso das vacinas no país. Além disso, o pesquisador destacou as vacinas disponíveis no mercado e comentou sobre os resultados após a introdução da vacina em cultura de tecido (TCO), iniciada no município mineiro de Itanhandu, em abril de 2019.



"Verificamos a importância de irmos atrás dos recursos disponíveis para conseguirmos controlar o problema da laringotraqueíte, que é tão grave. Com esse estudo, percebemos pontos positivos como o controle de estoque e a entrega da vacina, uma adequação dos programas de vacinação, o monitoramento e acompanhamento do processo de vacinação, entre outros pontos", destacou o representante da MSD Saúde Animal.

Ao final das apresentações, os participantes também puderam fazer perguntas e tirar dúvidas com os palestrantes. O diretor-executivo da AVES, Nélio Hand, fez um balanço deste novo formato do Qualificaves.

"Várias coisas mudaram desde o início da pandemia, e o trabalho das associações também teve que acompanhar essas mudanças. Aqui no Espírito Santo, além de orientarmos os nossos associados quanto às recomendações e orientações que são transmitidas pelas autoridades quanto a Covid-19, procuramos dar continuidade ao trabalho da AVES planejado para este ano, seja na esfera técnica ou na política, além de continuar atendendo as demandas dos associados que surgem a cada dia. Não foi diferente com a qualificação que promovemos para o setor, estamos buscando os meios e parceiros que nos ajudem a viabilizar isso, e deu certo, o que nos mostra que precisamos continuar usando desses meios para que sejam, agora uma solução, e no futuro uma alternativa a mais no dia a dia", frisou Nélio.

Com diversos módulos ao longo do ano, o Qualificaves é realizado pela AVES, que sempre conta com a parceria de empresas que atendem o setor, trazendo à discussão temas relevantes para os seus associados.
(AVES - ASES) (Assessoria de Imprensa)
Imprimir esta notícia...
|
Deixe aqui sua opinião, insira seus comentários.
O espaço também é seu!

Terça-Feira, 07/07
Segunda-Feira, 06/07
Hisex apresenta novo gestor da linhagem de poedeiras (17:33)
China suspende exportações de mais duas unidades brasileiras (09:47)
Terceirização em frigoríficos da Alemanha na berlinda (09:45)
Ovos/CEPEA: cotações encerram junho em queda (09:43)
Milho/CEPEA: movimento de alta continua, e indicador se aproxima dos R$50/sc (09:41)
Soja sobe forte nesta 2ª feira (08:28)
JBS recebe aval para reabrir unidade de Passo Fundo após surto de Covid-19 (07:28)
Saúde pública JBS recebe aval para reabrir unidade de Passo Fundo após surto de Covid-19 (07:25)
Sexta-Feira, 03/07
China absorve 10% de toda carne bovina produzida no Brasil (08:46)
Frangos, pintainhos e até ovos: caminhoneiro conta como carrega carga viva (08:44)
Inspeções na China devem atrasar fluxo nos portos (08:43)
Quinta-Feira, 02/07
Suínos: cotações encerram junho em alta (09:35)
Boi: vantagem da carne sobre boi se reduz em junho (09:30)
Milho fecha 1º dia do mês subindo no mercado brasileiro (07:37)
Apesar de safra recorde de soja, país deve fechar ano com menor estoque da história (07:27)
Soja: Brasil fecha semestre com embarques de mais de 63 mi de t, 43% a mais na comparação anual (07:19)
Quarta-Feira, 01/07
Plano Safra 2020/2021 entra em vigor nesta 4ª feira (09:52)
Frigoríficos: Paim quer anular portarias com medidas de prevenção que ele considera ineficazes (09:45)
Surpresa no relatório de área plantada eleva preços de soja e milho em Chicago (08:00)