Terça-feira, 07 de Julho de 2020
Nutrição

Nutricionista aponta benefícios do consumo de ovos para pets

Nutricionista e médica veterinária parceira do Instituto Ovos Brasil afirma que o alimento é também uma excelente opção de petisco.
São Paulo, SP, 02 de Maio de 2019 - Nos últimos anos, a oferta de ovos para cães se tornou usual principalmente pelo aumento da demanda por dietas com alimentos naturais. A afirmação é da Médica Veterinária e Nutricionista Juliana Frias, que realiza projetos em parceria com o Instituto Ovos Brasil para a divulgação dos valores nutricionais deste alimento.



“Os donos de pets estão cada vez mais cuidadosos com a alimentação”, afirma a profissional que também tem outras especializações, como Terapia Nutricional, Nutrição Esportiva e Vigilância Sanitária de Alimentos, além de experiência na área de produção animal.



Mais uma ativista em prol da divulgação do ovo e seus nutrientes, Juliana Frias conta que a maioria dos cães ama comer ovos. “Essa ótima aceitação pelos cães está tornando o ovo um alimento habitual nas dietas com alimentos naturais. O ovo é uma excelente alternativa como petisco. É extremamente prático no seu preparo, além de ser uma opção de alimento saudável e ótima fonte de proteína inclusive muito barata e acessível”, afirma.



Valores nutricionais

Juliana lembra que o ovo é um alimento rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, se destacando pela grande quantidade de proteínas de alto valor biológico que confere uma alta digestibilidade, o que significa um grande aproveitamento por parte do organismo dos cães.

A proteína é um nutriente vital para os filhotes, auxiliando na formação de tecidos corporais (pele, músculos e pelo).

É extremamente importante que a quantidade de proteína ofertada ao longo da vida do cão seja efetiva, pois além de auxiliar no crescimento e desenvolvimento as proteínas também desempenham papel importante na formação de anticorpos.



As proteínas consistem em cadeias de aminoácidos, sendo que existem cerca de 20 aminoácidos diferentes. Alguns deles são classificados como aminoácidos essenciais.

“Os ovos possuem grande quantidade de aminoácidos essenciais, que são aqueles que o organismo não sintetiza, ou seja, eles devem estar presentes na dieta de forma balanceada para que sejam garantidos”, afirma ela.

Como oferecer ovo ao seu cão
O ovo é uma ótima, diferente e saborosa opção de alimento para substituir os snacks.

Além disso, Juliana Frias conta que acrescentar ovo misturado na ração pode ser uma estratégia muito interessante para algumas situações clínicas, tais como, ausência de apetite e complementação no aporte proteico quando a formulação da ração não atinge as necessidades do organismo.

Uma dieta com alimentos naturais, rica em proteínas de alto valor biológico e gorduras de boa qualidade, preserva o meio ácido no estômago dos cães auxiliando no processo de digestão e funcionando com uma barreira imunológica matando as bactérias presentes no ambiente.

O indicado é cozinhar os ovos para maior segurança do seu pet, porém, é possível ofertar ovo cru, com a validação do seu veterinário.

As cascas são extremamente ricas em minerais disponibilizando grande quantidade de cálcio principalmente para cães com dificuldade de comer ossos. Basta secar as cascas e triturá-las em um triturador ou liquidificador até que elas estejam em pó. Use esse pó para polvilhar na comida do seu cão.

Consulte o médico veterinário do seu cão

Se você resolveu dar ovo para o seu cão, é preciso ter ciência de que cada animal tem uma necessidade nutricional individual. Desta forma, se faz necessário uma avaliação do médico veterinário para uma prescrição dietética sugerindo a quantidade de ovos a ser ingerida.

Juliana faz um lembrete: “Não coloque sal e nenhum outro tempero!"

Sobre o IOB

O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2007 com objetivo de esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que este alimento proporciona à saúde, além de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil. O site da instituição (www.ovosbrasil.com.br) reúne campanhas, dados, pesquisas e artigos de credibilidade para o público em geral e profissionais das mais diversas áreas.
(IOB) (Assessoria de Imprensa)
Imprimir esta notícia...
|
Deixe aqui sua opinião, insira seus comentários.
O espaço também é seu!

Terça-Feira, 07/07
Teste rápido é inútil para conter a covid-19 dentro de frigoríficos (09:25)
Falha em busca ativa justifica testes de anticorpos, diz MPT (09:23)
Preços mais firmes para o farelo de soja (08:47)
Podcast FACTA: novo episódio será sobre a utilização da tecnologia NIR para análises rápidas e eficientes na alimentação animal (08:02)
Segunda-Feira, 06/07
Hisex apresenta novo gestor da linhagem de poedeiras (17:33)
China suspende exportações de mais duas unidades brasileiras (09:47)
Terceirização em frigoríficos da Alemanha na berlinda (09:45)
Ovos/CEPEA: cotações encerram junho em queda (09:43)
Milho/CEPEA: movimento de alta continua, e indicador se aproxima dos R$50/sc (09:41)
Soja sobe forte nesta 2ª feira (08:28)
JBS recebe aval para reabrir unidade de Passo Fundo após surto de Covid-19 (07:28)
Saúde pública JBS recebe aval para reabrir unidade de Passo Fundo após surto de Covid-19 (07:25)
Sexta-Feira, 03/07
China absorve 10% de toda carne bovina produzida no Brasil (08:46)
Frangos, pintainhos e até ovos: caminhoneiro conta como carrega carga viva (08:44)
Inspeções na China devem atrasar fluxo nos portos (08:43)
Quinta-Feira, 02/07
Suínos: cotações encerram junho em alta (09:35)
Boi: vantagem da carne sobre boi se reduz em junho (09:30)
Milho fecha 1º dia do mês subindo no mercado brasileiro (07:37)
Apesar de safra recorde de soja, país deve fechar ano com menor estoque da história (07:27)
Soja: Brasil fecha semestre com embarques de mais de 63 mi de t, 43% a mais na comparação anual (07:19)
Quarta-Feira, 01/07
Plano Safra 2020/2021 entra em vigor nesta 4ª feira (09:52)
Frigoríficos: Paim quer anular portarias com medidas de prevenção que ele considera ineficazes (09:45)
Surpresa no relatório de área plantada eleva preços de soja e milho em Chicago (08:00)