Mercado Externo

Trump anuncia acordo que favorece exportação de carne para a Europa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (2) um acordo com a União Europeia para expandir o acesso da carne americana no mercado europeu.

A assinatura do acordo foi celebrada por Trump ao lado do representante comercial, Robert Lighthizer, e de representantes de produtores agrícolas do país. Durante discurso, Trump disse que o acordo ajudará os agricultores do país que, segundo ele, são “sempre os primeiros a serem atacados por países que exploram os EUA”.

Um representante da União Europeia que participou do evento disse que o acordo agora será submetido ao Parlamento Europeu e será anunciado “o mais rápido possível” pelo bloco. O texto precisará ser aprovado pelos parlamentares da UE para ter efeito.

Segundo Trump, as exportações de carne bovina isenta de impostos para a UE aumentarão em 46%, no primeiro ano, e subirão mais 90%, em sete anos. "No total, as exportações isentas de impostos aumentarão de US $ 150 milhões para US $ 420 milhões", disse.

No fim da cerimônia, Trump fez uma brincadeira e disse que os EUA estão trabalhando em um acordo com a UE que significaria tarifas de 25% em todos os carros Mercedez-Benz e BMW. "Estou brincando",acrescentou o mandatário americano.

Apesar da brincadeira, o mandatário americano comentou que a opção de impor tarifas a carros europeus nunca saíram de mesa.Trump disse que, se não conseguir o que quer, vai impor as sobretaxas aos carros europeus.

Autoridades dos EUA e da Europa têm tentado estabelecer as bases para conversas sobre um acordo comercial amplo, que inclua a retirada de tarifas para automóveis, mas vêm enfrentando impasse sobre temas relacionados à agricultura.

(Valor, com Dow Jones Newswires) (Redação)



Visite  www.ovosite.com.br  - O Portal do Ovo na Internet