.: Destaque:

Bem-estar de poedeiras: sistema de criação e enriquecimento ambiental

O sistema de criação em baterias de gaiolas é amplamente empregado devido às inúmeras vantagens oferecidas ao produtor, como manejo facilitado, melhoria nas condições de higiene do animal e dos ovos, além do fácil controle da produção, das doenças e dos parasitas. Entretanto, este sistema de criação é criticado devido as questões relacionadas ao bem-estar das aves.

Equipamentos
Autores

Equipamentos - Tipos - Custo e Benefício

Os pintos, após o nascimento, não estão preparados para enfrentar os desafios relativos à nutrição e ao conforto térmico. Durante a embriogenese as necessidades nutricionais são supridas pelo ovo e após o nascimento, o saco vitelino constitui a reserva de nutrientes que é absorvida totalmente durante os 3 primeiros dias de vida, sendo necessário o fornecimento de dietas relativamente complexas, assim que sejam alojados no galpão de produção.

Butolo, J. E.

Controle Ambiental - Equipamentos

O frango de corte, nesta década mudou drasticamente, pois cresce mais rápido, em menor tempo, come mais e converte melhor o alimento em carne, isto é, são mais eficientes. No entanto, todos esses benefícios não são gratuitos, pois são obtidos com animais geneticamente menos resistentes e muito mais sensíveis e dependentes do ambiente de criação.

Butolo, J. E.

Bebedouros - Tipos - Vantagens e Desvantagens

No início da vida a ave é muito sensível à desidratação. Só a deficiência de oxigênio é mais crítica que a falta de água. Basta lembrar que a perda de 10% de água em relação ao peso corporal, leva o pintainho à perda de peso e induz à desidratação, e 20% de perda das reservas de água do organismo, leva a ave à morte. Daí a importância de, antes de iniciarmos a implantação de um projeto avícola, verificarmos a disponibilidade de água para atender à demanda do consumo. Importante também, é prever o aumento de consumo em condições adversas, como no caso de stress pelo calor, quando o consumo de água praticamente dobra.

Butolo, J. E.

Nossos Parceiros
AgroceresMaxFilm
MSDvaccinar
Orffaseifun