Empty

.: Destaque:

Bem-estar de poedeiras: sistema de criação e enriquecimento ambiental

O sistema de criação em baterias de gaiolas é amplamente empregado devido às inúmeras vantagens oferecidas ao produtor, como manejo facilitado, melhoria nas condições de higiene do animal e dos ovos, além do fácil controle da produção, das doenças e dos parasitas. Entretanto, este sistema de criação é criticado devido as questões relacionadas ao bem-estar das aves.

Ambiência
Autores

Novas ferramentas para avaliar a ambiência na avicultura

O agronegócio no Brasil obteve um significativo desenvolvimento tecnológico nos últimos 20 anos, posicionando o país entre os grandes expoentes mundiais.

Bueno, L. G. F.
Pereira, D. F.
Silva, G. F.

Atenção ao bem-estar das poedeiras - Efeito do Aumento de Temperatura Sobre as Aves

A elevação de temperatura ambiente acarreta uma série de efeitos altamente prejudiciais à produção de aves. Isto torna imprescindível que se criem climas internos capazes de diminuir o trabalho exercido pelo sistema metabólico dos animais. Lembramos, porém, que a compreensão do clima, em um aviário, inclui o clima externo, o macro-clima , o micro-clima e ático. Considerando-se que a temperatura interna das aves em questão está fixada entre 40 e 410C, a temperatura interna de um galpão de criação deveria, segundo a literatura especializada, estar ao redor dos 240 C, nos primeiros quatro ou cinco dias de vida, mantendo-se, após esse período, entre 18 0C e 210C. No período de produção, é considerada adequada a faixa de temperatura entre 12,7 0C e 24 0C.

Rossi, P. R.

Dejetos na Atividade Avícola: Qual o Destino Ecologicamente Correto ?

Aconteceu nos dias 08 e 09 de junho de 2000, em Fortaleza, o IV Seminário Nordestino de Pecuária (PECNORDESTE 2000), que apresentou como tema principal "Agronegócio e Meio Ambiente". Assim, nos diversos fóruns de discussão específicos dos segmentos pecuários contemplados (apicultura, ovinocaprinocultura, suinocultura, aqüicultura, bovinocultura leiteira e avicultura) houve uma preocupação por parte dos expositores no sentido de discutir a necessidade de explorar as atividades de forma a obter resultados economicamente viáveis sem, no entanto, degradar o meio ambiente, priorizando a garantia da qualidade de vida das gerações futuras.

Alves, M. O.

Iluminação - Importância e Tipos

A iluminação deve ser considerada como um dos pontos importantes no ambiente físico que afeta a produção avícola. O foto período, a intensidade, a qualidade e cor da luz afetam o comportamento e a performance. O fornecimento de luz, para frangos de corte, durante o período noturno, tem como finalidade permitir que as aves possam ingerir ração e água, melhorar o crescimento e adaptá-las ao ambiente nos primeiros dias de vida e no transcorrer do período de criação.

Butolo, J. E.

Variação da Temperatura da Àgua de Bebida, em Bebedouros Tipo Calha, em Aviários de Postura

Estudos mostram que as aves podem perder até 90% de suas reservas de gordura 50% das reservas de proteína, mas não mais do que 20% das reservas de água do seu organismo, sem comprometimento da sobrevivência (Macari, 1995). Pesquisas demostram que a resposta desencadeada pelo nervo lingual da ave, inicia-se quando a temperatura da água está na faixa de 24° C. quando a temperatura da água atinge 36 ° C, há um grande aumento da atividade nervosa, dez vezes maior do que na temperatura de 24 ° C. esse efeito neurofisiológico mostra que a temperatura da água acima de 24 ° C já é capaz de ser percebida pela ave, e que, em temperaturas maiores a transmissão da informação térmica (isto é, água quente) é emitida para o sistema nervosos central do animal, (Macari, 1995).

Nääs, I. A.
Menezes, F. J.
Silva, I. J. O.

Influência da Arborização no Desempenho Térmico de Aviários Através dos Índices de Conforto Térmico e Produção de Ovos

O presente teve como objetivo estudar a influência de parâmetros bioclimáticos para minimizar os efeitos do calor, na produção industrial de ovos. Pretendeu-se avaliar a influência de regiões arborizadas no microclima interno dos aviários de postura. Com os resultados dessa avaliação foram elaborados modelos que relacionam esses parâmetros com a produção de ovos do dia seguinte. Os resultados mostram que a arborização de uma região, influência significativamente na redução da temperatura interna dos aviários, na temperatura de globo negro, nos índices de conforto térmico, e conduziu a um aumento na produção de ovos.

Nääs, I. A.
Menezes, F. J.
Silva, I. J. O.

1 | 2 | próxima

Nossos Parceiros
MSDvaccinar
Avisteseifun
AgroceresOrffa