Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019
Exportação

Exportação de ovos comerciais e ovoprodutos até julho
Campinas, 30 de Agosto de 2019 - O simpósio Ovosite realizado em conjunto com a ABPA no SIAVS (salão internacional da avicultura e suinocultura que aconteceu no decorrer da semana) trouxe especialista em cada elo que compõe a cadeia de exportação de ovos e ovoprodutos.

No geral, eles salientaram as enormes possibilidades e oportunidades do mercado externo juntamente com os grandes desafios e dificuldades para o crescimento dos embarques. Nesse sentido, salientaram que é preciso uma mudança de mentalidade do setor para fomentar o mercado externo mesmo quando o mercado interno se torna mais atrativo. Os apontamentos indicam que muitos se aventuram nesse mercado apenas momentaneamente, quando os estoques internos aumentam em períodos de maior oferta.

Destacaram, também, que o carro chefe nos embarques do produto continua sendo o ovo fresco in natura com casca. Com essas informações, o Ovosite realizou pesquisa junto ao Comex Stat - sistema para consultas e extração de dados do Ministério da Industria, Comércio Exterior e Serviços – e confirmou que os embarques de ovos in natura representam 65% do volume total e 51% da receita. O restante tem a seguinte distribuição: ovos sem casca cozidos 12% volume, ovos sem casca secos, 9% do volume e 19% da receita, Ovalbuminas 9% e gemas frescas cozidas 4%, Ovalbumina e gemas secas, em conjunto, atingem pouco mais de meio por cento do volume (tabela abaixo).

Assim como em outros setores, além do produto in natura, a qualificação em produtos diferenciados com maior valor agregado e com maior durabilidade pode alavancar as vendas a longo prazo. Porém, como disse um grande produtor do setor: “é preciso colocar a mão no bolso” para que o cenário de possibilidades e crescimento se torne realidade no cenário nacional.



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(AviSite) (Redação)
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