Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
Eventos e Cursos

2a. Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Ovos
Gramado, RS, 17 de Junho de 2019 -
Ricardo Santin, Diretor Executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal e Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Ovos Brasil, fecha o Painel sobre bem-estar animal na Conbrasul. Ele aborda a visão setorial e os impactos na produção de ovos com as exigências de bem-estar animal. O consumidor é quem deve decidir qual sistema de produção será viável, de acordo com o qual ele quer e pode pagar. É preciso entender que há uma pessoa em cada nove no mundo passando fome. O que não podemos é impor, sem análises críticas e científicas. É como se de uma hora para outra obrigássemos a todos a comprar carros elétricos, por exemplo...independente do preço. Sofremos ataques diários de ONGs que tentam nos impor comportamentos, o que eu sou contra. Precisamos alimentar o mundo e esse é o nome papel, com ética, respeito aos animais e aos seres humanos e que quem opte por trabalhar na produção de proteína animal tenha a segurança e a confiança de que é um trabalho importantíssimo para o mundo.




Luiz Mazzon Neto, Diretor do Instituto Certified Humane Brasil, aborda no painel sobre bem estar-animal na Conbrasul o tema Atuação e o papel das certificadoras de bem-estar animal na produção de ovos. O consumidor está cada mais exigente sobre as formas de produção e hoje há muitas ferramentas para pesquisa. Não se compra mais só produtos, compramos causas. Comida passou a ser uma causa, uma identidade. Quando se certifica uma empresa ela oferece transparência, variedade, se abre para novos mercados, reforça sua ética/causa, expõe critérios de segurança alimentar e se diferencia da concorrência.


Jamil Gomes de Souza, Coordenador de Assuntos Especiais CAE/MAPA -DF aborda no painel sobre bem-estar animal na Conbrasul o tema Trâmites na Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) do código terrestre de bem-estar animal para aves poedeiras. A construção nas normas pela OIE seguem três pontos: consenso, ciência e transparência. Há um caráter orientativo, para estabelecimentos de diretrizes nacional. Nada é imposto, principalmente porque impacta grandemente mercados internacionais. Há uma preocupação global para que esse assunto (bem-estar) não atropele a produção comercial.


Juan Felipe Montoya, Membro oficial da International Egg Commission e World Egg Organisation e CEO da Ovos Kykes da Colômbia, abriu nesta manhã de quarta-feira o Painel Bem-Estar Animal e os rumos da produção mundial de ovos na Conbrasul. Ele abordou o tema As atividades e diretrizes da IEC e WEO sobre os conceitos de bem-estar animal para galinhas poedeiras no mundo. Estamos vivendo em um planeta sob pressão para o aumento da produção de alimentos frente ao crescimento populacional nos próximos 40 anos. Precisamos pensar em nossas ações e ter a consciência que o futuro está em nossas mãos. Precisamos definir quais batalhas valem a pena serem enfrentadas.


Ovos enriquecidos e suas tendências em pauta na última palestra desta terça-feira na Conbrasul. Quem trouxe o assunto foi Fernando Guilherme Perazzo Costa, da Universidade Federal da Paraíba. Existem caminhos e um grande mercado a ser explorado em nível mundial para enriquecimento de ovos. O consumidor está cada vez mais exigente e consciente das possibilidades da melhoria dos ovos e será ele quem ditará as regras e o futuro deste mercado.



Sarah Caron, Gerente de Programas Corporativos e Parcerias do Egg Farmers Canada, fala agora no Conbrasul sobre o marketing e a promoção de ovos no Canadá.


Juan Felipe Montoya, CEO da Huevos Kikes, da Colômbia, conta agora na Conbrasul sobre as estratégia de marketing e vendas que fizeram da empresa um case de sucesso de vendas.


Júnior Maroso, proprietário do premiado Restaurante Ovo Gastronomia conta na Conbrasul um pouco da história do restaurante.


Tabatha Lacerda, Gerente Executiva do Instituto Ovos Brasil traz agora as atividades do IOB na promoção e consumo de ovos. Crescemos 76% o aumento no consumo de ovos desde 2007 até 2018. É um reflexo do esforço pela conscientização sobre os benefícios do produto. São atualmente 50 produtores que estão conosco, algumas empresas e principais incubatórios mas é preciso que todos estejam com o IOB para um benefício em comum, no qual todos ganham.


Edval Veras, vice-presidente da Avipe traz agora na Conbrasul as peças de marketing feitas no Nordeste para o avanço do consumo de ovos. Desde o lançamento da Ovos Brasil, em 2007 no Congresso Latino Americano de Avicultura, em Porto Alegre (RS), nós nos preocupamos com o avanço da comercialização e a valorização do produto ovo.



José Eduardo dos Santos, Diretor Executivo da Asgav/Sipargs, Coordenador do programa Ovos RS e Embaixador da IEC/WEO no Brasil, detalha as ações de marketing para aumentar o consumo de ovos no Rio Grande do Sul. Nossas ações envolveram a valorização do produto e houve uma grande mobilização de parceiros, mídias, universidades, formadores de opinião e entidades. Santos destacou o avanço do consumo per capita do estado, que chegou a mar a de 253 em 2019. No Brasil, o valor está em 212.


Éverton Luís Krabbe, pesquisador da Embrapa fala agora no Conbrasul sobre O amparo ao produtor e o papel dos órgãos de pesquisa. Existe muita preocupação ao uso de antimicrobianos porque a realidade da produção de proteína mudou e nós não podemos fechar os olhos para isso. Não podemos remar contra a correnteza pois há uma demanda forte do mercado por produtos de outra ordem. Precisamos entender o que a cadeia precisa. Temos alternativas para uso como aditivos mas precisamos usar cada vez melhor os critérios de Biossegurança. As cadeias dependem de processos operacionais, do começo ao fim da produção. Saúde intestinal é a nossa prioridade. Qualidade da matéria-prima e de processos são as melhores alternativas ao uso de antimicrobianos.


Luiz Gustavo Rombola, Gerente Técnico da Orffa, apresenta a palestra : Estratégias e alternativas ao uso de antibióticos, na Conbrasul. Ele listou as vantagens e benefícios do uso de Probióticos, Prebióticos, Simbióticos (Pre + Pro), ácidos orgânicos e fitoterápicos. Nosso objetivo é melhorar e proteger nossa máquina, as poedeiras.


Suzana Bresslau, Auditora Fiscal Federal Agropecuária, em sua apresentação no Conbrasul ressaltou a visão do MAPA no conceito que envolve a saúde humana, animal e o meio ambiente. Sob o tema Atualização e diretrizes do MAPA referente a antimicrobianos na produção de proteína animal, ela destacou que a resistência aos antimicrobianos é um problema e que deve ser abordado pela cadeia de produção de ovos. Os antimicrobianos devem ser utilizados com critérios, devem ser prescritos quando necessário, com o objetivo de reduzir infecções lançando mão de boas práticas agropecuárias. Trabalhamos para fomentar a capacitação continuada de profissionais de saúde animal e gestores com atuação em saúde animal e aumentamos o monitoramento do uso de antimicrobianos em animais.


Danilo Coelho, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) relata na Conbrasul, os cuidados do Governo com bioterrismo e a antecipação a ataques à agropecuária no país. O Brasil é o 4o. maior exportador mundial de produtos agropecuários e exige uma atenção constante. Existe riscos e trabalhamos constantemente para evitar a disseminação de vírus capazes de causar uma grave crise social e econômica, como por exemplo da Influenza Aviária. Precisamos passar a ter a cultura da biosegurança e bioproteção.


Lúcio Ignácio Carbajo Goñi, Adido do Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha, realiza neste momento a primeira palestra do dia na 2a. Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Ovos, a Conbrasul, que será realizada até amanhã (quarta-feira) em Gramado (RS). Goñi aborda o tema Atividades e programas da OIE - Organização Mundial da Saúde Animal - sobre a Influenza Aviária e outras enfermidades no mundo. A Influenza Aviária tem chamado grande atenção da Comunidade Internacional com o passar do tempo, com o registro de graves focos, com repercussões ao comércio internacional. É preciso estabelecer sistemas de segurança mais rígidos, para entender, ampliar o conhecimento e prevenir. Lembro que a Influenza Aviária é, acima de tudo, um caso de saúde pública.


Job Beekhulls, Diretor Comercial da Ovotrack, da Holanda, em sua apresentação no Conbrasul, destacou o importante papel da rastreabilidade na produção avícola de postura. Existe muita tecnologia à disposição e quando ela é colocada em prática gera muito valor agregado ao produto ovo, tornando cada um único em todo o processo.



Intermediados pela jornalista Lizemara Prates (Band) realizam agora um debate na Conbrasul: Maria Luiza Pimenta (Conselho Adm. da Somai Alimentos), Francisco Turra (Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal), Ricardo Faria (Granja Faria), Guilherme Moreira (Diretor do Grupo Mantiqueira), Vitor Oliveira (Sohovos). O foco principal está sendo o melhor mecanismo para o avanço das exportações da produção avícola de postura. A análise recai em como usar toda a expertise da ABPA para a carne de frango para o setor de ovos.


Antônio Mário Penz, Diretor de Contas Estratégicas da Cargill, no Conbrasul: Um dos maiores desafios da Avicultura continua sendo a qualidade da matéria-prima. Quem monitora pode formular com valores mais próximos das reais exigências dos animais, visando também menor custo e menor poluição. E ainda: É de suma importância o controle da qualidade da água e a temperatura que a disponibilizamos às aves.



Gabriel Nunes (Esq.), Diretor da TNS e Antônio César Longo, Presidente da Associação Gaúcha de Supermercados participaram agora no final da manhã na Conbrasul de um painel sobre inovações, tecnologia e caminhos para o aumento do consumo de ovos e sua valorização. - É impactante o consumo de ovos quando se melhora a exposição nos pontos de venda e há promoção , chegando a aumentar em até 3 vezes as vendas. - Diversificação e novidades diárias nas lojas - busca por produtividade industrial (eficiência e redução de perdas) - Há grandes oportunidades para o setor de ovos - É uma proteína rica, das mais saudáveis e das que menos impacta o meio ambiente e das que menos são impactadas pelas crises econômicas.




Danielle Guimarães, Economista da Farsul, fez uma análise do mercado de ovos e sua relação com a economia durante a Conbrasul, em Gramado: Preços já refletem a expectativa do crescimento do consumo acima do crescimento da oferta. O consumo per capita brasileiro cresceu nos últimos anos, mas ainda há espaço para crescer. Os fatores que determinaram o consumo são indicadores macroeconômicos e outras questões externas à economia. O mercado externo apresenta oportunidades para expansão das vendas e menor dependência da demanda interna.


Cláudio Machado, Diretor Técnico da Vencomatic, realiza a palestra A transformação global da produção de Ovos é os desafios para os produtores e indústrias, durante a 2a. Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Ovos - Conbrasul, que está sendo realizada em Gramado (RS). Segundo Machado, a indústria vive um grande desafio para adequar seu produto e a produção ao novo cliente. Grandes empresas anunciam que somente comprarão ovos cage free, free range ou orgânicos. A demanda é que determinará o rumo do setor, disse e lançou a questão: Quem vai pagar por isso?. De acordo com Machado, existem nichos, como os da Europa, que precisam ser atendidos. Precisamos nos preparar para o novo cliente, disse.

/


Foi dada a largada ontem à noite em Gramado, RS, a 2a. Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Ovos, a Conbrasul. O evento será realizado até quarta-feira no Wish Serrano Resort.
Sob o grande mote de união do segmento avícola de postura, o evento buscará entender a realidade do segmento avícola de postura e projetar seus avanços.
(AviSite) (Redação)
Imprimir esta notícia...Enviar esta notícia...
|
Deixe aqui sua opinião insira seus comentários.
O espaço também é seu!

Quarta-Feira, 17/07
Ovos: em junho houve recuperação na relação de preços entre granja e varejo (06:01)
Ovos: começa a desaparecer o equilíbrio entre oferta e demanda (06:00)
Terça-Feira, 16/07
Ovos: cotação segue acima da recebida no ano passado (08:08)
Exportação de ovos comerciais (in natura) no mês de junho (08:00)
Segunda-Feira, 15/07
Desempenho do ovo, na granja, na 28ª semana de 2019 (07:30)
Sexta-Feira, 12/07
Ovos: evolução acima da média histórica (07:40)
Quinta-Feira, 11/07
Ovos: demanda não foi a esperada no início da semana (07:48)



Últimos Clippings
Zoetis destaca Magniplex na Festa do Ovo, em Bastos/SP
Polinutri garante presença na tradicional Festa do Ovo de Bastos
ANTT cede a caminhoneiros em tabela do frete
Aviagen reúne representantes das principais empresas avícolas da América Latina para evento técnico nos EUA
Instituto Ovos Brasil patrocina 3ª edição da Corrida da Festa do Ovo

Nossos Parceiros
OrffaMSD
vaccinarseifun
Agroceres