Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018
Eventos e Cursos

Bastos celebra o bom momento do setor na 59ª Festa do Ovo

Evento foi realizado na última semana em um dos principais polos produtores de ovos do Brasil
Campinas, SP, 17 de Julho de 2018 - A cidade de Bastos, no interior de São Paulo, celebrou na última semana a sua 59ª Festa do Ovo, o 44º Encontro de Avicultores do Estado de São Paulo e a 41ª Jornada Técnica. O evento, que abriu as comemorações do 90º aniversário de fundação do município de Bastos já se tornou um dos mais tradicionais da avicultura de postura brasileira e marcou o bom momento do setor. O OvoSite esteve presente diretamente com sua equipe em dos principais polos produtores de ovos do Brasil.

De acordo com Katsuhide Maki, Presidente do Sindicato Rural de Bastos, no atual cenário econômico, o empresário rural deve modernizar a atividade, buscar conhecimentos, aprimoramento de suas técnicas de produção, sanidade, comercialização e planejamento, diminuindo custos, ganhando eficiência, gerando empregos e divisas. “Almejando a melhoria do setor avícola de produção de ovos, o Encontro de Avicultores, vem ao longo dos anos, trazendo aos empresários rurais, os principais mestres e autoridades brasileiras e internacionais, para nos emprestar seu saber. Neste ano, em especial, a programação do Encontro de Avicultores focou na melhoria da qualidade dos meios de produção, biosseguridade e marketing do ovo”, disse. “Destacamos a inestimável colaboração dos órgãos oficiais, das entidades coirmãs e das empresas amigas, às quais agradecemos e esperamos poder contar nas próximas edições. Parabenizamos os avicultores bastenses que com sua persistência e espírito empreendedor vêm modernizando suas granjas e formas de manejo, levando o nome de Bastos além de nossas fronteiras”, finalizou Katsuhide Maki.
Em nome do Poder Executivo do Município de Bastos, o prefeito Manoel Ironides Rosa saudou a todos os presentes. “O Município de Bastos representa grande parte de todo o setor que a cadeia produtiva da avicultura é para nós e para o Brasil, dando confiança a todo o mundo. Da sua produção e qualidade é possível realizar o nível de exportações que este setor faz, a partir da nossa cidade e do nosso estado”, disse. “Enfrentando todos os desafios que sempre nos surgem - e os desafios sempre não novos - da soma da presença de todos, das ideias, das discussões, do debate livre, fique marcado o Estado de São Paulo e a cidade de Bastos por mais uma conquista propositiva para o setor. Recebam todos que aqui estão um abraço muito carinhoso de confiança pela importância que esse setor representa e pela perspectiva de mudança que nele está incluída; a conquista dos mercados e a inclusão de novas tecnologias com a segurança de um setor que é, em termos latino-americanos, importantíssimo, além de vencedor em todo o mundo. Que a partir deste evento surjam ideias, proposições e demandas. Nós, executivos, empresários e produtores, temos a responsabilidade de acompanhar essa discussão. Temos também imenso desejo de acatar as propostas que daqui saírem, em termos de políticas públicas relativas ao setor. No mais, toda a cadeia produtiva sabe como fazer o melhor e o que é o melhor para todos, trabalhando sempre em prol do crescimento da avicultura nacional”, destacou o Prefeito de Bastos.

Kleber Lopes de Souza, Presidente da Câmara dos Vereadores de Bastos afirmou que como todos os anos, tanto o Encontro de Avicultores quanto a Jornada Técnica abordam temas sobre a avicultura, sendo uma oportunidade para os avicultores, profissionais na área de veterinária, estudantes, estagiários e outros integrantes, que estão envolvidos diretamente e indiretamente na avicultura, em todos os seus processos, terem a oportunidade para aprimoramento de conhecimentos técnicos, troca de experiências. “Não podemos esquecer também de manifestar nossos agradecimentos e congratulações e dar boas vindas aos palestrantes que se dispuseram a disponibilizaram um tempo para ministrar importantes palestras durante os eventos, que sem dúvida nenhuma, são todos profissionais competentes e dedicados”, disse.

Fábio de Salles Meirelles, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo/SENAR-SP apontou que este importante município do estado é um símbolo da grandiosidade da produção paulista e tem o maior plantel de galinhas de postura do país sendo assim, o município com a maior produção de ovos do Brasil, daí a intitulação de "capital do ovo". “A Festa do Ovo de Bastos é um dos eventos mais importantes para a economia agrícola do estado e a ela temos comparecido anualmente para o Encontro de Avicultores.Pela sua excepcionalmente pujança, Bastos e os cidadãos do município recebem, nesta ocasião, duplamente os meus parabéns, pelo aniversário e festa que bem demonstram a força da agropecuária paulista”, apontou.



Campeões do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2018 recebem troféus

Os 15 premiados no Concurso realizado no dia 11 de julho receberam seus prêmios durante a Festa do Ovo no sábado, dia 14 de julho.
Os três campeões nas categorias ovos brancos, ovos vermelhos e ovos de codorna e os demais doze classificados do Concurso de Qualidade de Bastos receberam seus troféus no último sábado, dia 14 de julho, durante a Festa do Ovo de Bastos 2018. O evento teve neste ano a participação de 62 amostras de ovos brancos, 37 de ovos vermelhos e 13 de ovos de codorna.

Estiveram no Recinto de Exposições Kisuke Watanabe, no último dia da feira avícola da Festa do Ovo, os campeões em ovos brancos, Granja Ono; ovos vermelhos, Granja Ueyama; e ovos de codorna, Granja Higashi, todos para receberem seus troféus conquistados no Concurso de Qualidade 2018.

O presidente da comissão organizadora do evento, o avicultor Rodrigo Ono, saudou a todos os presentes e destacou a importância do Concurso para a história de Bastos e para a avicultura da região, dando destaque às tecnologias utilizadas para a obtenção de um ovo de qualidade e a dedicação dos avicultores na busca por um produto melhor e mais seguro para o mercado. Agradeceu aos apoiadores do Concurso e falou da gratidão e felicidade por estar conduzindo, como presidente, o evento que compõe a programação da 59ª. Festa do Ovo no aniversário de 90 anos de Bastos.
O Concurso de Qualidade de Ovos 2018 revelou-se ainda mais competitivo, com ovos de alta qualidade, avaliados durante toda a tarde do dia 11 de julho por uma comissão julgadora formada por 18 juízes, representantes das diversas áreas do setor avícola de postura brasileiro.

Ao final de um dia com várias etapas de avaliação e muita expectativa, foram finalmente conhecidos os três campeões: Granja Ono, na categoria ovos brancos; Granja Ueyama, na categoria ovos vermelhos; e Granja Higashi, na categoria ovos de codorna.



Granja Ono, Campeã em Ovos Brancos

Para o campeão Rodrigo Ono, ali mesmo já tinha início uma nova jornada rumo ao Concurso de 2019. Ao lado do irmão Luciano, Rodrigo disse, em entrevista a diversos veículos de comunicação presentes no local, que o ciclo de produção de um ovo campeão é infindável: “A qualidade do ovo se faz todos os dias, no manejo, na sanidade, na busca por uma nutrição ideal, na escolha da linhagem. Não há mágica; há muito trabalho. Assim se constroem resultados e se colhem frutos”.

Visivelmente emocionado, e abraçando o irmão Luciano, Rodrigo fez questão de ressaltar a importância da família unida no trabalho da avicultura e nos resultados positivos que a Granja Ono conquista. “Nos últimos anos vínhamos batendo na trave, mas este ano conseguimos”, disse ele, referindo-se ao campeonato em ovos brancos conquistado no dia 11, e as várias vezes em que se classificaram entre os seis melhores mas não chegaram a levantar o troféu de grandes campeões.

A Granja Ono já foi campeã em ovos brancos em 2010, 2011 e 2012. Segundo as regras do concurso, ao conquistar o campeonato pelo terceiro ano consecutivo, a Família Ono levou para a granja o troféu permanente em ovos brancos. Em 2008, a Granja Ono também conquistou o campeonato em ovos vermelhos, dando início a uma história de grandes conquistas para a marca Ono.

O patriarca Yoshio Ono, muito feliz com a vitória, comentou, orgulhoso, que os resultados se devem à dedicação e profissionalismo dos filhos Rodrigo, Luciano e Bruno, hoje ao lado do pai no comando da granja campeã.

Granja Ueyama, Campeã em Ovos Vermelhos

O campeão em ovos vermelhos, Paulo Ueyama, também já sentiu o sabor da vitória em outras edições do concurso. Pontuou em 2010, 2012 e 2014, e ficou com o troféu de campeão em ovos brancos em 2015. Satisfeito com a conquista em 2018, o avicultor Paulo Ueyama lembrou o avô Haruhiko, que deu início a tudo nos primeiros anos da avicultura de postura em Bastos. Disse que o resultado é fruto de muito trabalho e que a família, que também atua na granja, está feliz com a conquista de 2018.

Ueyama também elogiou os concorrentes e, especialmente, a organização do evento, que se esmerou na preparação do local do concurso e na elaboração dos procedimentos que resultaram num ágil e competente concurso. Este ano, com 18 juízes na comissão julgadora, dois exclusivamente para a avaliação da máquina Digital Egg Tester, e o prestígio de dois especialistas internacionais oriundos da Espanha e da Argentina.

Granja Higashi, Campeã em Ovos de Codorna

Dan Higashi, da Granja Higashi, também elencou os fatores preponderantes para a conquista do campeonato em ovos de codorna. Trabalhando ao lado do irmão Nelson Higashi, Dan lembrou que essa é a segunda vez que a granja da família sai na frente, conquistando o campeonato em ovos de codorna. Segundo ele, a qualidade obtida com os ovos campeões nasce das escolhas que o avicultor faz com a nutrição, genética e manejo.
A Granja Higashi chega ao bicampeonato a partir de um esforço muito grande de toda a família, cuja preocupação vai desde a escolha da genética da ave e do período a alojar, até a escolha da nutrição.

A avaliação em 2018

Paralelamente aos resultados conquistados pelas granjas inscritas, o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos tem um ranking próprio que os organizadores seguem, ano a ano, na busca por mais qualidade na realização. É ponto pacífico que o evento invista em melhorias a cada edição, fazendo jus ao substantivo que lhe dá nome: qualidade.

Nos últimos anos, uma série de melhorias foram implantadas na organização do Concurso, como a mudança do local de realização do evento para um espaço mais amplo e o rodízio de juízes para a diversidade de experiências. Este ano, sob a coordenação do avicultor Rodrigo Ono, o concurso ganhou em agilidade ampliando a transparência e a credibilidade. O espaço que sediou o evento foi profissionalmente preparado para recepcionar imprensa, convidados, local para a avaliação com entrada exclusiva para juízes e comissão organizadora. E, ainda, estúdio de TV com transmissão ao vivo exclusivo para a equipe de comunicação e transmissão pela página do Concurso no facebook, que teve expressivo acesso ao longo do dia.

Juízes Internacionais

Os dois juízes internacionais ficaram encantados com o concurso e se sentiram satisfeitos pelo convite e por participarem de algo inédito em suas carreiras. O médico veterinário argentino Carlos Aranguren veio a convite da casa genética Novogen e comentou que conhece várias festas do ovo em países latinoamericanos mas nenhum concurso de qualidade de ovos como o que Bastos realiza. A espanhola Reyes Pla Soler, professora da área de tecnologia de alimentos na Universidade Autônoma de Barcelona, se disse surpresa e satisfeita por aprender tanto com outros especialistas do Brasil. Modesta, Reyes Pla, que tem 32 anos dedicados exclusivamente ao setor de alimentos da UAB, trabalha com pesquisas desenvolvidas em parceria com a iniciativa pública e privada da Espanha, visando à evolução de projetos para o setor avícola.

Confira o Ranking completo dos premiados em Qualidade de Ovos em 2018:

OVOS BRANCOS

1º colocado: Granja Ono – Linhagem: H&N | Nutrição: Amicil
2º colocado: Granja São Judas Tadeu – Ovo Forte - Linhagem: Lohmann LSL Lite | Nutrição: BRNova
3º colocado: Granja Ueyama - Linhagem: H&N | Nutrição: Fatec
4º colocado: Granja Mizohata - Linhagem: Lohmann LSL Lite NA | Nutrição: MCassab
5º colocado: Granja Kakimoto - Linhagem: Lohmann LSL Lite | Nutrição: BRNova
6º colocado: Granja Brasil - Linhagem: Lohmann LSL Lite NA | Nutrição: Auster

OVOS VERMELHOS

1º colocado: Granja Ueyama – Linhagem: Novogen | Nutrição: Fatec
2º colocado: Granja Marcelo Maki - Linhagem: Lohmann Brown Lite | Nutrição: MCassab
3º colocado: Granja Ono - Linhagem: H&N Brown | Nutrição: Amicil
4º colocado: Granja Murakami - Linhagem: Isabrown | Nutrição: Amicil/MCassab
5º colocado: Granja São Judas Tadeu – Ovo Forte - Linhagem: Lohmann Brown Lite | Nutrição: BRNova
6º colocado: Granja Katsuhide Maki - Linhagem: Novogen | Nutrição: De Heus

OVOS DE CODORNA

1º colocado: Granja Higashi – Linhagem: Vicami
2º colocado: Granja Sato - Linhagem: Vicami
3º colocado: Granja Cihoda - Linhagem: Vicami

VEJA A EDIÇÃO DE JULHO DA REVISTA DO OVO
(AviSite) (Redação)
Imprimir esta notícia...Enviar esta notícia...
|
Deixe aqui sua opinião insira seus comentários.
O espaço também é seu!

Quarta-Feira, 17/10
Ovos: vendas lentas e preços em queda (06:29)
Terça-Feira, 16/10
OVOS: mercado segue vulnerável pelos excessos existentes (05:56)
Segunda-Feira, 15/10
Ovos: preços tem forte queda no encerramento da semana (06:51)
Preço médio semanal da caixa de ovos brancos (06:20)
Sexta-Feira, 12/10
Quinta-Feira, 11/10
Ovos: em setembro piora ainda mais a relação de preço entre granja e varejo (06:50)
Ovos: demanda é menor que a esperada pelo setor (06:49)



Últimos Clippings
Em Goiás, IOB prepara série de ações em parceria com a Associação Goiana de Avicultura
Em MG, NECTA realiza 1º Dia do Ovo, com apoio do IOB
Importações chinesas de carne suína devem crescer 8% neste ano
Soja: com previsão de melhora do clima nos EUA, mercado em Chicago ainda opera estável nesta 4ª
Movimentação do Porto de Itajaí aumenta 81% em setembro

Nossos Parceiros
AgroceresMSD