Domingo, 19 de Agosto de 2018
Mercado

Frango, ovo, milho e inflação em maio de 2018
Campinas, 08 de Junho de 2018 - Graças a uma valorização que não chegou a 8%, pela primeira vez neste ano o frango vivo fechou um mês com valorização superior ao índice inflacionário levantado pela Fundação Getúlio Vargas através do IGP-DI.

Por sinal, a própria FGV faz referência a esse fato ao citar que, no estágio das Matérias-Primas Brutas (cuja variação, em maio, foi de 2,8%), as aves estiveram entre os produtos que contribuíram para a alta do grupo.

Mas essa observação não altera a constatação de que o preço médio do frango vivo em maio ficou 5% aquém do registrado um ano antes, enquanto a inflação, embora ainda em baixos níveis, acumula variação de 5,2%.

Aliás, essa defasagem se repete na vigência do real. Pois, para uma inflação que, desde 1994, acumula variação de 576%, o preço do frango vivo evoluiu menos de 300%. Ou seja: se tivesse acompanhado a inflação do período teria sido comercializado em maio passado por mais de R$4,00/kg. Alcançou menos de 60% desse valor.

Pior, porém, foi a situação do ovo. Pois o preço alcançado em maio representou uma evolução que não chega à metade da inflação acumulada na vigência do real. Além disso, o ovo registrou, no mês, preço médio 7% inferior ao do mês anterior e quase um quarto menor que o de maio de 2017.

Tudo isso, porém, seria superável não fosse o fato de a principal matéria-prima do setor alcançar preços que avançam a passos largos. Assim, em um mês o milho aumentou quase 7%. E enquanto frango e ovo alcançaram valores inferiores aos de um ano atrás, o milho aumentou quase 53%. Como ocorreu em 2016, está em vias de, novamente, alcançar a inflação acumulada desde 1994.

(AviSite) (Redação)
Imprimir esta notícia...Enviar esta notícia...
|
Deixe aqui sua opinião insira seus comentários.
O espaço também é seu!

Domingo, 19/08
Sexta-Feira, 17/08
Ovos: perdas alcançam 18% no ano (07:02)
Quinta-Feira, 16/08
Ovo x Milho: poder de compra piorou em julho (06:44)
Ovos: vendas seguem devagar, mas preços se mantiveram (06:42)
Quarta-Feira, 15/08
Ovos: mercado não atingiu as expectativas do setor na primeira quinzena (06:51)
Terça-Feira, 14/08
Ovos: mercado não apresentou evolução (06:45)



Últimos Clippings
China estende por 6 meses investigação antidumping sobre importação de frango do Brasil
Maggi cobra transparência e responsabilidade de empresas para o crescimento do agro
Uso de modelos matemáticos na nutrição animal
Suíno Vivo: cotações permanecem estáveis, com tendência para novas altas
Milho: com alta da soja e do trigo, mercado amplia ganhos no pregão desta 5ª feira em Chicago

Nossos Parceiros
MSDAgroceres