Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018
Saúde Animal

Chile detecta Influenza Aviária em perus
Campinas, 06 de Janeiro de 2017 - Conforme a Agência Reuters, ontem (5) as autoridades de saúde animal do Chile confirmaram a detecção de um foco de Influenza Aviária em uma planta de perus localizada na zona rural próxima de Santiago. A ocorrência ativou uma série de protocolos para erradicar a doença, ao mesmo tempo em que se busca determinar o tipo de vírus isolado.

Destacando que nenhuma pessoa foi afetada pela doença, o Servicio Agrícola e Ganadero (SAG) determinou o sacrifício sanitário de todas as aves de uma planta da empresa Sopraval, pertencente ao grupo de empresas alimentícias Agrosuper, bem como o isolamento da área afetada, localizada na comuna de Quilpué, região de Valparaíso.

Conforme a SAG, a ocorrência já foi comunicada à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e as próximas medidas sanitárias a serem adotadas dependem do resultado dos exames laboratoriais que vêm sendo realizados.

Esta, na verdade, é a segunda vez em que o vírus da Influenza Aviária é detectado no Chile e na América do Sul. O primeiro registro do gênero, envolvendo vírus de alta patogenicidade, data de maio de 2002 e levou o país a sacrificar a maior parte de seu plantel avícola, inclusive reprodutoras de corte e postura.

As rigorosas medidas de controle sanitário então adotadas pelo governo chileno permitiram que ao final daquele ano (dezembro de 2002) o país se autodeclarasse livre da Influenza Aviária. Mas, com o episódio, as exportações avícolas do Chile praticamente zeraram e só começaram a ser retomadas nos anos subsequentes.

Em decorrência do presente episódio, o Peru já suspendeu as importações de produtos avícolas de origem chilena.
(AviSite) (Redação)
Imprimir esta notícia...Enviar esta notícia...
|
Deixe aqui sua opinião insira seus comentários.
O espaço também é seu!

Sexta-Feira, 19/10
Quinta-Feira, 18/10
OVOS: situação é crítica mas preços se mantiveram (06:24)
Quarta-Feira, 17/10
Ovos: vendas lentas e preços em queda (06:29)
Terça-Feira, 16/10
OVOS: mercado segue vulnerável pelos excessos existentes (05:56)
Segunda-Feira, 15/10
Ovos: preços tem forte queda no encerramento da semana (06:51)
Preço médio semanal da caixa de ovos brancos (06:20)



Últimos Clippings
Vetanco participa do ACAV 2018
Chile reabre mercado para avicultura do RS
SUÍNOS/CEPEA: exportação elevada sustenta preços no Brasil
BOI/CEPEA: produtividade de carne por animal é maior em SP
Adaptação veterinária

Nossos Parceiros
AgroceresMSD