Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018
Publicações

Revista do AviSite publica Encarte “Salmonelas Paratíficas”
Campinas, 09 de Novembro de 2016 - A edição de novembro da Revista do AviSite publicou o Encarte “Samonelas Paratíficas”. O material tem como proposta tornar disponíveis os conhecimentos atuais sobre o Paratifo Aviário no Brasil.

Esta é uma iniciativa do Dr. Angelo Berchieri Júnior, Prof. Titular em Ornitopatologia, FCAV-Unesp, Jaboticabal, SP, em colaboração com colegas envolvidos no estudo e na elaboração de programas preventivos e de combate ao Paratifo Aviário no País.

Segundo o Encarte, a contaminação por Salmonella spp. ocorre em uma ampla gama de produtos, sejam eles de origem animal ou de origem vegetal. Os produtos de origem avícola são associados com maior frequência quando há a ocorrência de um surto alimentar, por se tratar de animais nos quais as salmonelas conseguem se instalar e permanecer por algum tempo no trato digestório. Porém, há outras fontes alimentares de contaminação. Dentre os sorovares isolados com maior frequência, destacam-se S. Enteritidis e S. Typhimurium, responsáveis por mais de 80% dos surtos alimentares registrados.

“Embora o foco da população seja direcionado para os produtos de origem avícola, estudos e levantamentos realizados na última década sugerem que além das proteínas de origem animal, tais como as provenientes de aves, bovinos e suínos, haja outras fontes de infecção, como frutas e vegetais, que são comercializados in natura. A qualidade da água de irrigação pode contribuir para a presença de salmonelas nos produtos alimentares frescos ou crus, atuando como fator relevante para toda a produção, seja animal ou vegetal, pois o sorovar S. Typhimurium, que é um dos mais isolados em DTAs e em aves, é o mais predominante nas águas de lagoas, rios e mares”

Clique AQUI e acesse gratuitamente o encarte “Samonelas Paratíficas”.

(Revista do AviSite) (Redação)
Imprimir esta notícia...Enviar esta notícia...
|
Deixe aqui sua opinião insira seus comentários.
O espaço também é seu!

Quarta-Feira, 17/10
Terça-Feira, 16/10
OVOS: mercado segue vulnerável pelos excessos existentes (05:56)
Segunda-Feira, 15/10
Ovos: preços tem forte queda no encerramento da semana (06:51)
Preço médio semanal da caixa de ovos brancos (06:20)
Sexta-Feira, 12/10
Quinta-Feira, 11/10
Ovos: em setembro piora ainda mais a relação de preço entre granja e varejo (06:50)
Ovos: demanda é menor que a esperada pelo setor (06:49)



Últimos Clippings
Da ABPA aos candidatos
Brasil ganha mercado de soja na China, mas perde espaço para EUA na Europa
SOJA/CEPEA: dólar cai e pressiona valores internos da soja
MILHO/CEPEA: indicador recua quase 6% no acumulado do mês
Após relatório da PF, BRF defende tolerância zero e afasta 14 pessoas

Nossos Parceiros
MSDAgroceres