Sábado, 20 de Outubro de 2018
Diversos

Por que há diferenças no tamanho dos ovos?
Campinas - SP, 06 de Novembro de 2013 - A galinha é uma máquina magnífica, se assim podemos denominá-la. Seu organismo produz um dos mais completos alimentos para a dieta humana que é o ovo. Rico em vitaminas e minerais, o ovo já sai embalado e pronto para o consumo.

As granjas brasileiras de postura comercial produzem mais de 32 bilhões de ovos ao ano, entre brancos e vermelhos e os seus diversos tamanhos. Sim, o ovo de galinha tem tamanhos diferenciados, influenciados pela genética e, principalmente, pela idade da ave.

É comum encontramos nos pontos-de-venda ovos comerciais que variam do pequeno ao jumbo (veja a classificação na tabela abaixo). “Temos ovos, que variam de acordo com o seu peso, e que são classificados como industrial, pequeno, médio, grande, extra grande e jumbo”, explica o médico veterinário e produtor de ovos, Sérgio Kakimoto. “Na prática, cada avicultor trabalha com um tamanho específico de ovo, de acordo com a necessidade do seu cliente ou do seu mercado”.

Segundo Kakimoto, na região de Bastos, SP, onde mantém a sua granja, o mais comum é encontrar ovos extra, com peso entre 62g e 72g e ovos jumbo, acima de 72g. “São ovos de tamanho um pouco acima da classificação geral, mas muito bem aceitos no mercado. Nossas aves são muito bem tratadas e recebem nutrição extremamente balanceada para cada fase de sua idade produtiva”, explica.




Quanto ao tamanho do ovo que será produzido, Kakimoto esclarece que isto depende de granja para granja. “Se o granjeiro mantém um plantel de aves com idade mais avançada, até 100 semanas, o ovo que mais produzirá será o extra. Porém, se o avicultor mantém as aves até 80 semanas, o ovo mais produzido, então, será o tipo grande”, diz.

“E, dependendo do mercado de cada avicultor, ele prepara a ração de tal forma que os nutrientes encontrados nela promovam a mudança dos tipos de ovos, de acordo com o mercado que atua”. Dessa forma, fica evidente a influência da idade da ave e da sua adequação a uma nutrição específica sobre o tamanho do ovo produzido.

Pela classificação/nomenclatura geral, hoje temos:


- Ovos Tipo Jumbo - (peso mínimo de 66 g por unidade)

- Ovos Tipo Extra - (peso entre 60 g e 65 g por unidade)

- Ovos Tipo Grande - (peso entre 55 g e 59 g por unidade)

- Ovos Tipo Médio - (peso entre 50 g e 54 g por unidade)

- Ovos Tipo Pequeno - (peso entre 45 g e 49 g por unidade)

- Ovos Tipo Industrial - (peso abaixo de 45 g por unidade).

(OvoSite) (Redação)
Imprimir esta notícia...Enviar esta notícia...
|
Deixe aqui sua opinião insira seus comentários.
O espaço também é seu!

Sábado, 20/10
Sexta-Feira, 19/10
Quinta-Feira, 18/10
OVOS: situação é crítica mas preços se mantiveram (06:24)
Quarta-Feira, 17/10
Ovos: vendas lentas e preços em queda (06:29)
Terça-Feira, 16/10
OVOS: mercado segue vulnerável pelos excessos existentes (05:56)



Últimos Clippings
Exportadores de aves e de suínos lançam campanha de imagem na União Europeia
FRANGO/CEPEA: menor produção sustenta valor do pintainho em 2018
OVOS/CEPEA: preços iniciam segunda quinzena em forte queda
Fraca demanda pela soja dos EUA derruba preço em Chicago
Por carnes, Brasil faz proposta a Hong Kong

Nossos Parceiros
MSDAgroceres