Cama em Areia e outros materiais

Alternativa à cama convencional em maravalha, os resultados em cama de areia ainda não são totalmente conhecidos por grande parte dos profissionais da avicultura. Vamos discutir os benefícios, vantagens e custos desta alternativa? Há novas opções em materiais para a cama dos aviários? Aguardamos o posicionamento dos profissionais do setor.


Opine

113 - Mensagens no fórum. | pg.7 de 12

 cama de galinha com areia
Responder

Nova Mensagem

JOELSON (17/06/2008 21:00:57)

venho desde já, dizer-lhes que tive experiências com os tipos de camas de minha região aqui no nordeste que foram a maravalha, o bagaço de cana e capim seco mas o manejo com areia não foi aprovado por conta da compactação e formação de uma pequena crosta causando calos nos pés dos frangos.

 Piso
Responder

Nova Mensagem

AENDER MAXIMIANO (15/06/2008 20:50:25)

O piso deve ser cimentado ou pode ser no chão batido? Aender

 cama de areia
Responder

Nova Mensagem

SEBASTIANA (06/06/2008 14:15:25)

Não tenho esperiência com este tipo de cama, mas acredito que, nas primeiras duas semanas de vida das aves, há necessidade de material de cama macia e numa granulometria maior que a da areia, para não permitir sua ingestão. Quanto a mortalidade, se for nas primeiras semanas, pode ser em decorrência da alta ingestão desta areia. Se o objetivo do uso de areia como cama é baixar o custo de produção sem agredir o meio ambiente, esta idéia deve ser divulgada e ser aderida pelos produtores de aves.

 Gerente Geral
Responder

Nova Mensagem

DR GERARDO GREZZI (28/05/2008 22:05:55)

Minha experiência com cama de areia vem de visitar granjas em Trinidad e Barbados no Caribe. Os resultados eram bons só logo depois que as aves se acostumabam com a areia. A boa biosseguridade é muito importante principalmente a limpeza e desinfecção do aviário.

 cama de areia x mortalidade
Responder

Nova Mensagem

MEIRIELE (27/05/2008 22:40:44)

Olá, se a areia nao for revolvida periodicamente vao se formando cascoes, com isso há um aumento de calos de pé. Alguem sabe ou tem alguma opiniao por que na areia em comparaçao com casca de arroz há uma maior mortalidade?

 dados sobre cama de areia
Responder

Nova Mensagem

MEIRIELE (27/05/2008 22:34:26)

Olá, acompanhei 3 lotes de aves criadas em cama de areia em comparaçao com cama de palha de arroz,os unicos parametros que houve diferença significativa (P>0,05)foi quanto ao calo de pé que foi maior em cama de palha de arroz e mortalidade que foi maior na areia, mas ambos os resultados estao acima das metas da empresa. Qualquer novidade, informem. Abraço!

RE: dados sobre cama de areia
Responder

ROSANA (04/07/2008 12:49:11)

Olá, gostaria deste trabalho que tem experiência entre cama de casca-de-arroz x areia. se tiver um msn para conversarmos. Att

RE: dados sobre cama de areia
Responder

REGINA REIS (02/07/2008 00:33:12)

Peço a gentileza de me enviar a citação do trabalho sobre a avaliação da cama com areia e com palha de arroz,comparativamente, considerando mortalidade e calosidade, pois gostaria de ler por completo. Acompanho um grupo de avicultores de corte, na região de Araraquara-SP, através do Programa SAI (Sistema Agroindustrial Integrado) do Sebrae-SP.

RE: dados sobre cama de areia
Responder

ANTONIO ORLANDO - BOFETE/SP (30/05/2008 21:17:26)

Olá Meiriele, Aqui na minha cidade temos muitas granjas de corte. Gostaria de saber mais sobre a cama de areia e sobre esta mortalidade, se influência muito no resultado final, e quantos lotes eu posso criar. Estas informações eu gostaria de passar para os criadores da cidade e região, pois sou Presidente Municipal do Conselho Rural de Bofete. Sem mais agradeço Antonio Orlando

 Cama de Areia
Responder

Nova Mensagem

JAIME FRAGA DE FRAGA (26/05/2008 16:25:26)

Tenho as minhas dúvidas quanto a desinfeccão da areia,antes de coloca-la no galpão, pois a mesma, encontra-se na natureza, e assim, pode ser facilmente contaminada por animais e outros infectantes.qual a melhor maneira da coleta ? e como fazer para garantir a bio-segurança da aves ?, levando em conta esses aspectos . Jaime (AVIFRAN)

 cama areia em aviário
Responder

Nova Mensagem

JOAO JUVENIL DOS SANTOS (21/05/2008 08:10:07)

pergunto ao idealizador? como fica o caso da umidade da areia nesta cama isso pode dar algum tipo de problema? no aguardo obrigado e um forte abraço.

RE: cama areia em aviário
Responder

MARCOS HAAS MALLMANN (27/05/2008 20:37:32)

>> Caso Vossa Senhoria vemha a optar pela utilização de areia como forração (cama), não importa que esta lhe seja fornecida de forma seca ou úmida, pois, a areia uma vez distribuida nos barracões a uma espessura de 5 a 8 cm, esta em questão de 3 dias, com temperatura em torno de 25º, e um pouco de ventilação estará totalmente seca. >> Caso tenha qualquer dúvida a respeito, é bastante simples a experiência: pegue uma caixa de cerca de 1 m² e nela esparrame uma camada de areia de 5 a 8 cm em um local coberto tal como nos aviários e, deixe a mesma numa condição de boa aeração (ventilado) e assim terás a prova sobre o que ocorre com a areia úmida ou até mesmo molhada que seu fornecedor venha a lhe fornecer. >> No meu caso, posso lhe garantir que nas condições acima expostas, após 3 dias a areia encontra-se totalmente seca e solta, pronta para receber o alojamento. >> Vale a pena fazer o teste antes de contestar ou duvidar, pois, assim cada um poderá ponderar ou ter argumentos o suficientes para levar adiante este diálogo.

 Cama em Areia e outros materiais alternativos
Responder

Nova Mensagem

EDUARDO CINTRA (20/05/2008 19:38:52)

Esta alternativa é inviavel por varios motivos dentre eles A)o valor do m3 de areia 2) Umidade desta cama 3) como se desfazer da cama utilizada. Acredito que somente com estes 3 itens prova-se a inviabilidade da utilização da areia com alternativa

 cama de areia
Responder

Nova Mensagem

JOSE AUGUSTO GOMES DE OLIVEIRA (17/05/2008 22:51:23)

aqui na avipal nordeste nos ja usamos este tipo de cama desde de 2004 em alguns aviarios na minha opinião a grande vantagen da cama de areia e com o indice de calo de pe que é muito baixo e ainda tenha a vantagem de não precisar mexer a cama por motivo dela ser muito solta e os frango trabalha bem esta parta, sem falar ainda na parte financeira que nao é muito alto o custo por que dentro do proprio aviario de alguns produtores ja existe este material.

RE: cama de areia
Responder

ARI JARBAS (15/07/2008 16:08:21)

jose augusto gomes de oliveira escreveu em 17 Maio 2008, o seguinte comentário: aqui na avipal nordeste nos ja usamos este tipo de cama desde de 2004 em alguns aviarios na minha opinião a grande vantagen da cama de areia e com o indice de calo de pe que é muito baixo e ainda tenha a vantagem de não precisar mexer a cama por motivo dela ser muito solta e os frango trabalha bem esta parta, sem falar ainda na parte financeira que nao é muito alto o custo por que dentro do proprio aviario de alguns produtores ja existe este material. As minhas perguntas se dirigem ao José Augusto: 1)Quantos lotes (comercial) de aves são possíveis de se fazer com a mesma areia? 2)Que metodologias utilizam para assegurar a efetividade da biossegurança das aves quanto à origem da areia? 3)Qual o destino desta areia após o seu limite de uso na avicultura de corte comercial? 4)Que granulometria a areia deve ter para viabilizar o uso, pois pelo instinto das aves, as mesmas irão ingerir este material, o que de certa forma é bom, pois ajuda na digestão mecânica da ave? 5)A areia que vocês utilizam na empresa Avipal do Nordeste, é proveniente de rios ou do mar? 6)Quais são os índices zootécnicos (conversão alimentar, ganho de peso e mortalidade aos 35, 42, 49 e 56 dias de idade) que vocês conseguem obter à campo (considerar a linhagem utilizada para produção) utilizando como cama, a areia? 8)Qual o destino desta produção, mercado interno ou exportação? No aguardo pelas suas respostas.

RE: cama de areia
Responder

ROSANA (04/07/2008 12:51:19)

Por gentileza qual é o destino desta cama após seu período de utilização?


1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12 

Busca

Nossos Parceiros
Boehringer IngelheimPleyades
DeHeusMSD
AgroceresPhileo
Adisseo