Cama em Areia e outros materiais

Alternativa à cama convencional em maravalha, os resultados em cama de areia ainda não são totalmente conhecidos por grande parte dos profissionais da avicultura. Vamos discutir os benefícios, vantagens e custos desta alternativa? Há novas opções em materiais para a cama dos aviários? Aguardamos o posicionamento dos profissionais do setor.


Opine

113 - Mensagens no fórum. | pg.10 de 12

 Materias para cama
Responder

Nova Mensagem

ADRIANA GARCIA DE FREITAS (22/04/2008 23:26:19)

Obrigada, por terem aceitado minha sugestão! Abraço, Adriana Garcia Médica Veterinária

 cama de areia
Responder

Nova Mensagem

JOSE DANTAS BITENCOURT (22/04/2008 18:07:52)

A partir de q iade podemos utilizar a cama de areia?

 cama de areia
Responder

Nova Mensagem

ELDAR (21/04/2008 11:33:30)

EU UTILIZO PARA O LOTE DE PINTINHOS APOS 45 DIAS E ACHO MUITO BOM POIS MANTEN-SE SECA WWW.CRIADERO21.COM.BR

 cama com areia
Responder

Nova Mensagem

ANTONIO CARLOS LOPES (17/04/2008 11:01:30)

qual seria a alternativa para retirada e aproveitamento desta cama,já,que com serragem ela vira esterco?

RE: cama com areia
Responder

JOSE NILTON (17/04/2008 14:34:55)

gostaria de saber se todo tipo de areia serve para cama

 cama de frango de areia
Responder

Nova Mensagem

AENDER MAXIMIANO (17/04/2008 10:22:28)

Quanto sai a tonelada de cama forrada com areia?

 Fundamentar Avaliar o Contexto em que o Produtor esta inserido
Responder

Nova Mensagem

MARCOS HAAS MALLMANN (17/04/2008 10:21:54)

>>> Com relação ás suas dúvidas, posso afirmar-te que a cama de areia, estando ela seca, a mesma torna-se térmica, ou seja, mesmo no inverno, ela não provocará nas aves uma sensação de frio, desde que o ambiente tenha uma boa vedação e um sistema eficiente de aquecimento; >>> com relação a condensação da umidade produzida no interior das instalações no período de inverno, pode-se afirmar que a areia retém menos umidade que o substrato de madeira (maravalha ou pó de serra), portanto, muito menos umidade irá se condensar na forração; >>> no verão, as aves alojadas em camas de areia, quando sentem calor, as mesmas em contato com a areia fazem a troca de calor muito mais rápida que em camas de maravalha, pois a areia seca na sombra mesmo com calor externo não irá aquecer, salvo nos ponto onde os raios solares incidam diretamente sobre a areia; >>> Um grande abraço à todos os leitores da avisite e, caso alguém tenha realizado outras experiências com êxito, divulgue-as para que possamos avaliar as mesmas e, caso possível implantar as mesmas em outros locais deste imenso Brasil.

RE: Fundamentar Avaliar o Contexto em que o Produtor esta inserido
Responder

JOãO MALAQUIAS (17/04/2008 10:19:48)

Olá... Gostaria de obter o contato ( telefone ou E-mail ) do Sr. Marcos Haas Mallmann, o qual inseriu comentário neste quadro se referindo ao uso de areia como cama de aviário. Gostaria de trocar informações com o mesmo. Desde já fico grato. João Malaquias

RE: Fundamentar Avaliar o Contexto em que o Produtor esta inserido
Responder

HILARIO TALASKA (17/04/2008 10:18:54)

Caro amigo avicultor, gostaria que me tirasse algumas duvidas em relação a cama com forração de areia, em relação a temperatura e umidade, por se tratar de uma região muito fria e umida em periodo de inverno,se a ou não ingestão de areia por parte das aves em alguns periodo de estresse. pois pode ser uma saida na dificuldade de outro tipo de cama. Grato Hilario - Rondonia - Brasil.

RE: Fundamentar Avaliar o Contexto em que o Produtor esta inserido
Responder

MARCOS HAAS MALLMANN (17/04/2008 10:12:58)

Olá Sr. João Malaquias. É com satisfação que vejo que temos várias pessoas interessadas em novas técnicas e manejo, para tanto, coloco-me ao vosso dispor, para as necessidades, assim como eventuais dúvidas ao seu questionamento.

 cama de frango de areia
Responder

Nova Mensagem

MARCOS HAAS MALLMANN (17/04/2008 10:21:22)

>>> Em nossa região (oeste do Paraná) as camas de aviários que utilizam areia, são vendidas normalmente para produtores de soja, milho, trigo ou até mesmo para a aplicação direta nas pastagens e, os resultados obtidos por tais produtores são muito satisfatórios, tanto é procedente esta afirmação que, nunca tive qualquer problema na hora da comercialização, pois, são em média 12 alojamentos sobre a mesma cama, portanto, a quantidade de matéria orgânica e muito grande e o volume de areia é pequeno, vez que esta camada não ultrapassa de 3 a 5 cm.

RE: cama de frango de areia
Responder

JEAN BOTTINI (22/09/2008 20:22:30)

Cama de Frango na Pastagem e proibido?Não?

RE: cama de frango de areia
Responder

ANTONIO ORLANDO - BOFETE/SP (30/05/2008 21:51:46)

Sr. Marcos, Achei muito interessante a quantidade de alojamentos. Gostaria de saber também, +- o valor que é vendido esta cama. Abraços

 cama de frango de areia
Responder

Nova Mensagem

MARCOS HAAS MALLMANN (17/04/2008 10:20:46)

>>> É com grande satisfação que vejo o interesse de alguém de uma área especializada na pesquisa e desenvolvimento de técnicas que melhorem a produção e, por consequência o rendimento de quem investe e acredita nos vários segmentos do agronegócio. >>> Das vantagens, podemos enumerar várias, tais como: 01 - a areia encontra-se com facilidade e em abundância; 02 - não degrada o meio ambiente, ajudando a manter o equilíbrio de nosso ecosistema mantendo intactas nossa matas nativas; 03 - com o aumento do número de produtores de aves de corte, faz-se necessário cada vez mais a produção de maravalha e, com o aumento da demanda, o custo do m³ da mesma tem tido aumentos em seu preço que está se tornando impraticável sua aquisição; 04 - a cama da areia não retém a umidade e, por sua vez diminui muito a formação de amônia no interior dos barracões, principalmente no inverno; 05 - no verão, a cama de areia mesmo com a umidade produzida com a nebulização, mantém-se térmica, ou seja, não aquece e, desta forma a ave faz a troca de calor muito mais rápida e, desta forma não estará gastando energia para sentir-se confortável e, por sua vez estará convertendo muito melhor o alimento consumido em peso, pois, o alimento consumido não estará saindo nas fezes sem estar totalmente absorvido; 06 - como as camas de areia necessitam ser substituídas somente após 12 alojamentos, o produtor terá ganhos consideráveis de tempo; 07 - Poderíamos enumerar vários outros pontos pró, mas creio que já damos o ponta-pé inicial para um grande debate sobre o asunto. Até breve.

 Cama de frango de areia
Responder

Nova Mensagem

LEONARDO ARANTES MASCARENHAS (17/04/2008 10:18:07)

Marcos Haas, Sou veterinário e trabalho com avicultura no centro-oeste do país. Com relação aos seus comentários sobre a utilização de areia como cama. Realmente parece-me uma alternativa bastante interessante, então gostaria de que se possível saber mais, sobre como foi utilizado, o resultado, enfim os prós e os contras deste manejo que você já pode vivenciar... Desde já agradeço e aguardo o contato.

 RE: cama de frango de areia
Responder

Nova Mensagem

AENDER MAXIMIANO (17/04/2008 10:17:36)

Onde e para quem vender uma cama forrada com areia? Estou precisando trocar experiência com algum integrado quanto à parceria com abatedouros, interessados favor entrar em contato. Devemos unificar as relaçoes para fortalecer a classe de avicultores. Aender


1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12 

Busca

Nossos Parceiros
PleyadesAdisseo
DeHeusPhileo
Boehringer IngelheimMSD
Agroceres